Com o aproximar de mais um importante evento para a MCPack Equipamentos, a 30ª edição da Encafé, aliado a uma recente venda de um equipamento de envase de cápsulas, a FS190 HS, uma envasadora de cápsulas em alta velocidade, não havia momento melhor para falarmos sobre as soluções que temos para o envase e empacotamento de cápsulas. Esse é um assunto que abre portas no mercado de produção de bebidas e alimentos em porções individuais.


A tendência pelo consumo mais sustentável, pensando em como os alimentos são produzidos, distribuídos e consumidos, vem sendo reinventada. O chamado foodtech, que também busca facilitar o consumo, ganhou força nos últimos anos e já é uma realidade. O consumo de bebidas e até mesmo alimentos encapsulados são parte dessa tendência mundial que vem rompendo barreiras e ampliando portfólios de produtos de bens de consumo.
Os produtos em cápsula oferecem ao consumidor, além dos benefícios já mencionados anteriormente, simplicidade para preparação rápida no caso de bebidas, porcionamento correto para doses individuais, evitando desperdício e facilitando o consumo, maior facilidade de transporte e armazenamento, além de uma gama enorme de produtos diversos, mais econômicos e com longo prazo de validade.
E para o mercado produtivo, adaptar seus equipamentos para ter mais eficiência nesses processos é fundamental. Por isso, a MCPack se aproximou de dois fabricantes de equipamentos destinados a esse mercado, de imenso know-how e experiência comprovada na produção de equipamentos industriais: a Rychiger e a IMASD Coffee.

A Rychiger já é nosso parceiro há mais tempo, são responsáveis pela produção de linhas completas para o envase de cápsulas, destacando entre seus equipamentos a FS190 e a FS190 HS, o equipamento de encapsulamento rotativo mais rápido do mercado, com capacidade de produção de mais de 14 mil cápsulas por hora. Outro grande destaque dela é que é um equipamento extremamente compacto, ideal para plantas que não tem uma grande disponibilidade de espaço. Recém lançada, a FS 150 é outro equipamento formulado em módulos, mais acessível para o mercado. Os equipamentos são capazes de envasar diferentes tipos de cápsulas, como as de alumínio, plástico, biodegradáveis e compostáveis. Por fim, outro ponto de destaque é que a linha toda é feita com uma atmosfera de nitrogênio modificada, sendo assim, o residual de oxigênio na cápsula, pós lacrada, é menor que 1%, garantindo a preservação do aroma e sabor da bebida.

Mais recentemente, nos aproximamos da IMASD Coffee, braço da empresa espanhola IMASD, empresa com vasto know-how em robotização e confiabilidade comprovada. Assim, a IMASD entrega ao mercado três equipamentos com diferenciais, principalmente voltadas a velocidade de produção: Serie Lite, One e Duo. O principal objetivo desse equipamento é automatizar a organização das cápsulas em caixas, aumentando a eficiência produtiva e economizando em insumos, uma vez que os cartuchos são formatados para uma organização mais eficaz das cápsulas, sendo elas de quaisquer material, assim como mencionado anteriormente pelos produtos da Rychiger. Os equipamentos podem processar de 200 a 500 cápsulas por minuto, facilitando no momento do transporte e armazenamento, otimizando cargas e diminuindo o impacto nas cápsulas em longas viagens.
Essas duas soluções que mencionamos em nossa comunicação como envase de cápsulas e empacotamento de cápsulas, respectivamente, você pode conferir mais informações em nosso site, vem atraindo a atenção do mercado ao mesmo passo que o consumo de produtos aumenta.
Outros possíveis mercados para esses produtos são o mercado pet, diagnóstico in vitro e até higiene e limpeza.